quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Por que? Por que? Por que? Quem pergunta quer saber!

Meu sobrinho entrou naquela fase de perguntar o por que das coisas. Me pergunta por que fui buscá-lo nas escola, por que parei o carro daquele lado da rua, por que ia jantar com ele, por que o farol vermelho é pra parar. Eu, com minha delicadeza e paciência de Ogro respondo a ele: "por que você quer saber"; ou "porque sim"; ou a resposta que eu acho a melhor e geralmente uso, "porque Deus quis assim". Hoje eu estava instalando um programa de computador no PC e ele perguntou por que o PC estava daquele jeito todo aberto, por que a tela ficava preta, por que reiniciava etc. Se ele entendesse de computador eu responderia: "é porque o Windows é uma merda"ou "é porque a Apple não esta afim de ganhar ainda mais grana e liberar o MAC OS X pra gente comum" (não que eu seja comum, afinal tenho uma Mac belíssimo... Fui um NOJOOO agora...). Enfim, eu estava mais paciente que de costume e nada respondi (é, isto é ter paciência), quando ele logo em seguida perguntou: "O computador esta assim por que Jesus quis"? Ai judiêra, como criança aprende as coisas... Bom dessa vez eu repondi, "Não, dessa vez não foi Deus quem quis, foi o moço que criou o programa", pois fiquei com um pouco de dó dele.
Achei engraçado e preocupado como ele aprendeu a coisa e respondeu a pergunta que ia fazer com a resposta que eu acho mais fácil (e os inquisidores da Igreja Católica na Idade Média também achavam). Assim ele não se acostumará com repostas iguais para tudo, mesmo que isto seja um alívio pra mim as vezes.

Um comentário:

  1. Amei, a sua atencao e paciencia sim com um garotinho de apenas 3 anos e mei, bju.... Logo logo, ele te passa a perna, vovo!

    ResponderExcluir