sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O PSDB quer perder.

A campanha eleitoral acabou, a corrida esta quase no fim de seu primeiro (e infelizmente única) volta. Mas em mim ficou a sensação de que o PSDB entrou nesta disputa para perder. Nenhuma personalidade do partido entrou nesta disputa de cabeça, nenhum puxador de votos saiu às ruas pedindo votos ao Serra, nem Aécio, nem Alkimin, nem FHC. 
Até ao candidato tucano ao senado foi dada mais atenção. FHC saiu pedindo votos na TV ao Aloisio Nunes, mas nada de aparecer na campanha do Zé.
Retaliação? Afinal, o governo Lula colheu os frutos do legado FCH. Todas as medidas amargas que possibilitaram o Brasil ter as condições macro econômicas de crescimento que tem hoje foram tomadas no governo anterior. Arrochos, controle da inflação a qualquer custo (com elevações de juros e freadas na economia  total razão de ser), privatizações (alguém tem saudades da Telebrás?), tudo aconteceu na era FHC, onde o mundo vivia uma crise a cada ano e meio!.
Ai veio o Lula, o mundo se acalmou, o Brasil mostrou que não ia mais mudar de política econômica a cada espirro da economia mundial e tivemos esses anos de crescimento e desenvolvimento. 
Apesar de ser "O Cara", Lula não teve a coragem necessária para fazer as reformas que FHC não conseguiu, ou por que não quis ou porque também se acovardou. 
Mas por que os marqueteiros não falaram disso na campanha? Mesmo não sendo um gorverno perfeito, FHC contribuiu muito para que seu sucessor fizesse um bom governo. Lula aproveitou e o fez. Este é o maior legado do governo FHC, e o maior mérito do presidente Lula. A continuidade da política, seja econômica, seja social foi o maior acerto do governo Lula.
Acredito que Serra deveria ter colado mais a imagem do governo de FHC ao de Lula, pois os dois são muito parecidos em sua essência. Talvez ele sairia mais confortável para um possível segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário